2 de fevereiro de 2009

Proteccionismos

Não, isto não tem que ver com xenofobia. Apesar de o autor deste post dizer que sim. Mesmo sendo ele um ilustre representante da esquerda caviar pós-moderna, que vê xenofobia com uma facilidade acima da média, neste caso o problema principal é outro. Na verdade, em condições normais, estes protestos não teriam a proporção que tiveram – provavelmente nem teriam acontecido. Porque, no fundo, a crise não tem grande efeito no instinto xenófobo de cada um. A crise tem, isso sim, o efeito de despertar em muita gente a gula por soluções aparentemente fáceis. Foi assim com as nacionalizações. Foi assim com os pacotes de estímulo. E é assim com o proteccionismo. Coisas amplamente defendidas pelos opositores do livre-mercado – entre os quais se encontra, suponho, Pedro Sales. A recuperação da ideia de “british jobs for british workers”, tristemente lançada por Gordon Brown no passado, não nasce da xenofobia dos trabalhadores, mas sim da sua pretensão proteccionista.

Sendo de proteccionismo que estamos a falar, é bom lembrar que, recentemente, em Davos, a vertente manifestamente proteccionista do “Buy American” de Obama causou preocupação. Pedro Sales, alguém que julgo verá em Obama uma referência ideológica e lhe merecerá concordância nas medidas, nomeadamente aquelas que, como esta, mais se aproximam da cartilha por si seguida, concordará, provavelmente com estas medidas do novo presidente americano. Sendo formas distintas, mas ainda assim, duas formas de proteccionismo, mas do que falta de coerência, é falta de vergonha condenar uma e babar pela outra.

Ou então, colocar o proteccionismo obamista em causa, mais do que ser xenófobo, seria racista. Só se for isso...

1 comentário:

Anónimo disse...

A Imigração ( infelizmente ) é uma arma do Kapital e ponto final. A social-democracia deles não consegue ou não quer entender. É xenofobia e o assunto não é mais discutível. Azar terem, eles, tão pouco a ver com a REALIDADE. Do Trabalho, dos trabalhadores e da Rua,


Boa noite.


Spartakus.

www.bandeiranegra1.wordpress.com